13/10/2008




I Festival Internacional de Cinema de Paraty

Entre os dias 8 e 12 de outubro, Paraty sediou seu primeiro Festival Internacional de Cinema. O evento não tinha cunho competitivo, contou com 27 filmes nacionais e internacionais e entrada gratuita. Os filmes foram exibidos em uma tenda fechada e climatizada instalada na Praça da Matriz e no Cine Teatro Paraty.
A primeira edição do festival visa a revitalização da
única sala de projeção cinematográfica do município, fechada há 40 anos. Atualmente em processo de restauração, o cinema tem sua reinauguração prevista para o próximo ano, durante a FLIP. Em Julho passado houve um leilão das cadeiras do cinema, vendidas com preços entre R$ 5 e 10 mil, dando aos compradores o direito de batizá-las com seus nomes.
A programação do I FIC contava com 12 longas-metragens, entre inéditos e já consagrados, além de diversos curtas-metragens. Além dos filmes, diretores, atores e realizadores estiveram na cidade para abrir as sessões e participar dos debates.
Filmes como Sex And the City, As Aventuras de Azur e Asmar (desenho delicioso), Batman – O Cavaleiro das Trevas, Meu Nome não é Johnny, Tropa de Elite, entre outros, fizeram a delícia dos participantes. Dos paratienses presentes, para muitos foi a grande oportunidade de assistir filmes atuais e de sucesso como esses. Toda a mostra tem sido bastante concorrida, o que mostra o sucesso de mais essa iniciativa. A cada nova edição, o FIC pretende trabalhar também para devolver à cidade, alguns de seus principais patrimônios restaurados e revitalizados, sendo o primeiro, o prédio do antigo cinema. O velho sobrado em ruínas, localizado na Praça da Matriz está sendo reativado pela Prefeitura Municipal, com o auxílio de patrocinadores que colaboram para a restauração do centenário edifício e a futura instalação do CINE TEATRO PARATY no local. A produção é da Villas Boas Televisão e Cinema associada ao Grupo Estação.